segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Participação na sessão de hoje 27/02

Solicitei em regime de urgência a criação de uma Comissão permanente para elaborar, planejar e executar o calendário de eventos, garantindo a realização e manutenção de nossa tradição em festas populares.

Apresentei Moção de Parabéns a Comissão organizadora do bloco carnavalesco Treme Treme pelo brilhantismo na sua participação e realização do carnaval de rua de Caicó.

Encaminhei oficio ao poder público municipal solicitando as Seguintes informações:
1- Solicito informações a respeito do sansão do Projeto de lei Nº 035//2011, aprovado pelo poder legislativo.
2- Cópia do Projeto de lei Nº 035/2011, que dispõe sobre a constituição do serviço de inspeção municipal (SIM) e, os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam alimentos para consumo humano de origem animal e vegetal no município de Caicó.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Esteja atento as datas do calendário eleitoral no primeiro semestre deste ano

2012 é ano de eleições municipais no Brasil. Os mais de 136 milhões de eleitores devem ir às urnas, no dia 7 de outubro (em primeiro turno), para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos mais de 5,5 mil municípios do país. O Tribunal Superior Eleitoral já aprovou o Calendário Eleitoral que vai nortear o pleito.

A partir do dia 7 de abril, todos os programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização, poderão ter suas fases de especificação e de desenvolvimento acompanhadas por técnicos indicados pelos partidos políticos, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público.

10 de abril marca o início do prazo a partir do qual fica vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

Já no dia 9 de maio termina o prazo para o eleitor requerer sua inscrição eleitoral ou pedir transferência de domicílio. 9 de maio também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral, e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.

De 10 a 30 de junho acontecem as convenções partidárias para escolha dos candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Fonte: Anna Ruth Dantas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Validade da Lei da Ficha Limpa voltará a ser julgada pelo STF na próxima semana

A Lei da Ficha Limpa deve voltar a ser julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quarta-feira (15). Estão na pauta as três ações que tratam da validade da norma, cuja análise começou em novembro do ano passado. O julgamento será retomado com o voto do ministro Antonio Dias Toffoli, que interrompeu a votação com um pedido de vista em 1º de dezembro.

Até o momento, foram registrados dois votos favoráveis à lei. O relator, ministro Luiz Fux, votou pela legalidade da norma, mas entendeu que alguns ajustes precisariam ser feitos. Ele defendeu, por exemplo, que o político ameaçado de cassação só ficaria inelegível depois que já houvesse processo contra ele na Comissão de Ética. A mudança foi criticada pela imprensa e pela opinião pública, que viram brechas para que políticos escapassem da punição.

Fux acabou voltando atrás em sua proposta quando o julgamento retornou ao plenário, já em dezembro, após pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa. Em seu voto, Barbosa também votou pela constitucionalidade integral da Lei da Ficha Limpa, reforçando o discurso da necessidade de moralização da política nacional. Mais uma vez, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista de Toffoli, que será o primeiro a votar na semana que vem.

A Lei da Ficha Limpa é resultado de um projeto de iniciativa popular que obteve apoio de mais de 1,6 milhão de eleitores. Foi aprovada meses antes das eleições presidenciais de 2010 para barrar candidatos com pendências na Justiça. Alguns políticos chegaram a ter o registro negado, mas, depois, todos foram liberados. Isso aconteceu porque, já depois das eleições, os ministros do STF decidiram que a lei só poderia ser aplicada depois de um ano em vigor, já que alterava o processo eleitoral.

Para evitar novas surpresas para as eleições de 2012, três entidades acionaram o STF em relação à Lei da Ficha Limpa. A ação mais abrangente é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pede a declaração de constitucionalidade de todos os pontos da lei. As outras ações são do PPS - que pede que a lei seja aplicada a fatos anteriores à sua edição - e do Conselho Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), que quer a anulação da regra que torna inelegível por oito anos o profissional excluído do exercício da profissão por órgão profissional competente.

Desde o fim do recesso de fim de ano do Judiciário, que terminou no dia 1º de fevereiro, esse é o terceiro caso polêmico que será analisado no STF. No mesmo dia que os ministros voltaram das férias, a Suprema Corte começou a analisar a competência do CNJ para investigar juízes. E ontem (9), foi a vez de julgar a validade da Lei Maria da Penha.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

João Maia recebe ministro dos esportes em visita ao RN



O deputado federal João Maia retornou de Brasília nesse domingo para acompanhar, nesta segunda-feira (06), a agenda do ministro dos esportes, Aldo Rebelo, no Rio Grande do Norte. O primeiro compromisso do deputado foi na Base Aérea de Parnamirim, onde ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, de deputados federais e estaduais, além de demais autoridades, recepcionou o ministro, que veio visitar as obras de construção da Arena das Dunas, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014.

Amigo pessoal e contemporâneo de Aldo Rebelo, João Maia classifica de bastante positiva e importante, a visita que ele faz a Natal. “Conheço Aldo Rebelo dos meus tempos de estudante. É sério, comprometido e competente. Sua presença no Rio Grande do Norte mostra que o Governo Federal trata com seriedade Natal, como uma das sedes da Copa”, destacou.

Para o deputado, o mais importante neste momento, além da divulgação de Natal como roteiro turístico, e na sua opinião, a Copa tem essa capacidade, é de garantir a construção das obras de mobilidade urbana. “Essas ficam para sempre e melhoram a qualidade de vida da população da Grande Natal”, disse. A agenda do ministro se encerrou com visita ao canteiro de obras. O deputado João Maia retornou à Brasília na mesma aeronave do ministro Aldo Rebelo.