terça-feira, 30 de novembro de 2010

Almir cobrou várias informações na sessão da última segunda-feira (29)

Na sessão desta segunda-feira (29) da Câmara Municipal de Caicó, realizada no Plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), o vereador Almir Filho (PCdoB) apresentou vários requerimentos onde solicita informações.

Requereu informações de quais os motivos pelo qual os agentes do município estão sem receber o piso de insalubridade.

Solicitou informações de qual a previsão para a aquisição dos veículos e equipamentos, cujo empréstimo para os recursos já foram autorizados.

Solicitou informações sobre a lista de devedores de todos os tributos municipais.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vereador Almir Filho destaca chegada na Câmara do projeto que aumenta a COSIP

Em discurso proferido na sessão desta quarta-feira (24) da Câmara Municipal de Caicó, o vereador Almir Filho (PCdoB) falou de chegada na cada do Projeto de Lei, de autoria do poder executivo municipal que aumenta a Contribuição Social de Iluminação Pública (COSIP), incluída nas contas de energia elétrica. “Mais um presente de natal do prefeito para a população. Já está uma praxe, chega o final de ano e o prefeito encaminha a Câmara algum projeto para aumentar imposto”, alfinetou Almir Filho.

O parlamentar disse que o aumento encaminhado a casa, afirma que as residências que tem um teto para a taxa de R$ 15 (quinze reais), passará a pagar um teto de R$ 100 (cem reais). "Vamos ter que discutir muito este projeto. Queremos saber quais os critérios utilizados para um aumento desse e para isso vamos buscar um auxílio mais técnico", disse Almir Filho.

Ao final do seu discurso, Almir Filho cobrou da Prefeitura de Caicó que conclua as obras que estão em andamento na cidade e encaminhou requerimento solicitou informações a Prefeitura de quando será concluída as obras do Mercado Público, Nova Caicó, Rodoviária, Casa da Mãe Pobre, calçamento da cidade judiciária, Posto de saúde da Barra Nova e Saneamento básico.

Vereador Almir Filho cobra informações que quando serão concluídas as obras em andamento em Caicó

Na sessão desta quarta-feira (24) da Câmara Municipal de Caicó, realizada no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), o vereador Almir Filho (PCdoB) solicitou informações a Prefeitura de Caicó de quando será concluída as obras do Mercado Público, Nova Caicó, Rodoviária, Casa da Mãe Pobre, calçamento da cidade judiciária, Posto de saúde da Barra Nova e Saneamento básico.

O parlamentar apresentou Moção de Parabéns ao 6ºBPM por desenvolver em Caicó o PROERD.

Almir Filho requereu a limpeza geral do bairro Walfredo Gurgel.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vereador Almir destaca problemas na área da saúde e abandono da “Casa da Mãe Pobre”


Na sessão desta segunda-feira (22) da Câmara Municipal de Caicó, realizada no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), o vereador Almir Filho (PCdoB) destacou em seu discurso sua preocupação em relação a saúde pública. Almir afirmou que o setor que enfrenta maior dificuldade é o do atendimento básico.

“Nos preocupa muito a situação caótica em que se encontra a saúde em Caicó, e um dos setores com maior dificuldades esta a atenção básica de saúde”, destacou Almir Filho.

O parlamentar solicitou a conclusão da reforma da Casa da Mãe Pobre, no bairro João XXIII.

Ao comentar sobre o abandono da “Casa da Mãe Pobre” o parlamentar desabafou: “O símbolo da justiça é uma senhora com os olhos vendados e com uma balança na mão, mas infelizmente aqui em Caicó, além de cega ela é surda e muda”.

Por fim solicitou a limpeza da galeria do bairro Samanaú e requereu a implantação de Mata-burros nas estradas vicinais da zona Rural que são utilizadas pelos veículos de transporte escolar.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vereador Almir Filho denuncia que “Casa da Mãe Pobre virou Casa do Crack”


Na última semana, o vereador Almir Filho (PCdoB), idealizador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, em Caicó, denunciou o estado de abandono da Casa da Mãe Pobre do bairro João XXIII.

Berço dos movimentos sociais locais, da cultura e da assistência na saúde, hoje a Casa foi invadida por usuários de drogas, que circulam no ambiente que deveria servir à prática esportiva das crianças do bairro. “Ao entrar encontramos frascos de loló, éter, cachimbos artesanais, fezes e preservativos. A Casa da Mãe Pobre virou a casa do crack”, denunciou Almir.

Depois da visita, o parlamentar foi ao 6º BPM relatar os fatos, bem como à prefeitura de Caicó, que realiza uma (interminável) reforma no prédio. Para surpresa dele, uma comissão de moradores do João XXIII já estava no Centro Administrativo, para pedir a conclusão da obra e evitar a presença dos dependentes químicos.

Foto e Fonte: Blog do Seridó.

domingo, 21 de novembro de 2010

Almir Filho cobra mais atuação da Justiça que está “surda e muda”


Durante participação no programa “A Hora do Povo”, da 106 FM, o vereador Almir Filho, do PCdoB, fazia uma análise da situação em que se encontrava a Ilha de Sant’Ana, em Caicó.

Almir lembrou a maneira como algumas pessoas, ligadas direta ou indiretamente ao Poder Público, usufruem do complexo turístico em ocasiões pontuais, como a festa da padroeira e o carnaval.

Ele citou a empresa de segurança 90 Graus que seria ligada, segundo o próprio Almir, ao colega de parlamento, Sandoval Silva (PP). Justamente responsável pelo estacionamento na Ilha durante as grandes movimentações. “Mas a Justiça parece que está surda e muda, mesmo diante de tantos pedidos de ações para apurar o uso do estacionamento”, disse Almir Filho.

Fonte: Blog do Seridó.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vereadores discutem real situação do Complexo da Ilha de Sant’Ana


Na sessão realizada nesta quarta feira (17) da Câmara Municipal de Caicó, um dos temas mais discutidos foi a situação em que se encontra o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana em Caicó.


Em seu pronunciamento, o vereador Almir Filho (PCdoB) destacou os problemas na Ilha de Sant’Ana, principalmente na falta de iluminação do ambiente. Com isso o parlamentar sugeriu a criação de um fundo para poder manter a Ilha durante o ano todo. E segundo p parlamentar esse fundo teria como origem o dinheiro arrecadado nas realizações dos eventos realizados lá.

“Essa reserva serviria com sobras pra custear a sua manutenção e iluminação durante o ano todo”, afirmou Almir Filho.

O vereador Lobão Filho (PMDB) destacou a má qualidade do material utilizado para construir a Ilha de Sant’Ana.

“Foi feito a Ilha de Sant’Ana, mas o material utilizado foi apenas de segunda e terceira categoria. Nada presta lá. O Goverdo da Dona Wilma foi o pior governo do Estado de todos os tempos e pra Caicó foi péssimo! Na Ilha era pra receber uma fiscalização mais aprofundada para saber a qualidade do material utilizado lá”, afirmou Lobão.

O vereador Cláudio Sandêgi (PV) também participou da discussão sobre a Ilha disse que teve a informação de que o corpo de bombeiros quem teria solicitado o desligamento de dezessete postes e que ocasionou a grande escuridão no complexo.

Com isso, o vereador Milton Batista (PR) solicitou que seja encaminhado um pedido ao corpo de bombeiros, para que seja encaminhado a Câmara um laudo sobre a real situação da Ilha de Sant’Ana. O parlamentar quer saber se há risco para o trânsito livre de pessoas no local.

Vereador Almir Filho encaminhou três requerimentos na sessão desta quarta


Na sessão realizada nesta quarta feira (17) da Câmara Municipal de Caicó, realizada no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), o vereador Almir Filho (PCdoB) solicitou a criação de um fundo de caixa municipal com a finalidade de custodiar a conservação e manutenção do completo turístico Ilha de Santana.

Almir Filho encaminhou voto de pesar pelo falecimento da senhora Maria Pereira dos Santos.

Por fim, apresentou moção de parabéns a comissão organizadora do ato pela paz, realizado no dia 15 de novembro em Caicó.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vereador propõe que eventos na Ilha de Sant’Ana sirvam como fundo de caixa para manutenção



O vereador Almir Filho (PCdoB) sugeriu, em sua página do twitter, uma alternativa para custeio da manutenção na Ilha de Sant’Ana, em Caicó.

“A proposta é fazer um Projeto de Lei propondo que todo recurso adquirido com venda ou locação de espaços nas festas fiquem como fundo caixa”, explicou o parlamentar no microblog.

Segundo Almir, o fundo seria captado através da arrecadação de impostos nos grandes eventos, como Festa de Sant’Ana e Carnaval. “Essa reserva serviria com sobras pra custear a sua manutenção e iluminação durante o ano todo”, concluiu.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Câmara discutiu em audiência pública o alto consumo de drogas em Caicó


Aconteceu nesta sexta-feira (12) no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP) a audiência pública, realizada pela Câmara Municipal de Caicó, para discutir sobre o “alto consumo de drogas na cidade de Caicó”.

A audiência foi solicitada pelo vereador Almir Filho (PCdoB) que contou ainda com a participação dos vereadores Cláudio Sandêgi (PV), Nildson Dantas (PR), Milton Batista (PR), Leleu Fontes (PDT), Sandoval da Silva (PP) e Lobão Filho (PMDB), além do Tem. Cel. Antônio Cipriano (Comandante do 6º BPM), Galvão Freire (Presidente da Fundação Belo Amor) e José Hélder (representante da Séc. Mun. de Ação Social).

Todos que participaram do debate demonstraram a grande preocupação em relação ao tema. E ainda lamentaram a ausência de algumas autoridades que apesar de terem sido convidadas não puderam comparecer.

O comandante do 6ºBMP destacou que a grande porta de entrada para o uso das drogas ilícitas (como maconha e crack), são as drogas consideradas lícitas (como cigarros e bebida).

“A entrada para o consumo dessas drogas ilícitas, começam, na grande maioria, com o consumo das drogas lícitas”, destacou Antônio Cipriano.

“A célula principal é a família. A escola está lá fazendo a parte dela, a Polícia Militar está fazendo a sua parte, mas, muitas vezes, a família que está abandonando o seu filho e o traficante finda ocupando este espaço que é da família. Infelizmente estamos perdendo as nossas crianças, e isso é preocupante”, finalizou Antônio Cipriano.

O presidente da Fundação Belo Amor destacou que antes o problema das drogas estava muito distante da sociedade seridoense e agora está bem perto de todos.

“A bem pouco tempo, só falávamos de drogas nos morros cariocas, mas hoje já discutimos este assunto aqui em Caicó. A nossa sociedade pode afirmar, que ela está doente. E para resolver essa situação temos que ter um tripé básico que é a família, a escola e a sociedade, este é o tripé para resolver todos os problemas”, disse Glavão Freire.

Em sua fala, o vereador Leleu Fontes fez uma grave denuncia que lhe foi repassada por um popular, onde afirmará que até o cartão magnético do programa Bolsa Família estava nas mãos de traficantes, para que alguns usuários possam quitar suas dívidas oriundas do consumo de drogas.

Como propostas para resolver o problema ficou acertado o empenho da Câmara de Caicó, junto a Prefeitura para a implantação de fato do Conselho Municipal Anti Drogas (COMAD), que foi criado por Lei, mas ainda não está atuando na prática. E ainda a idéia de juntar todas as instituições e entidades que atuam no combate as drogas, para se reunir em um grande encontro para tentar encontrar mais medidas anti drogas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A pedido de Almir Filho, Câmara realizará sessão pública para discutir sobre o combate ao tráfico de drogas em Caicó


Pela iniciativa do vereador Almir Filho (PCdoB) a Câmara Municipal de Caicó irá realizar uma audiência pública, através do Centro de Estudos e Debates, para discutir e debates o combate ao tráfico de drogas na cidade de Caicó, inclusive com a participação da Frente Parlamentar de Combate ao crack.

A audiência pública acontecerá nesta sexta-feira (12), a partir das 10horas da manhã no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), localizado na Praça Dom José Delgado.

Na oportunidade foram convidados para participar do tema representantes da Prefeitura de Caicó, Polícias Militar e Civil, Fundação Belo Amor, Promotores Vicente Elísio e Geraldo Rufino, OAB, entre outras entidades.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Almir Filho lamenta postura da Prefeitura em relação ao concurso e sugere discussão de outros temas


Em um pronunciamento na sessão desta quarta-feira (03) da Câmara Municipal de Caicó, que foi realizada no plenário da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP), por causa da reforma do prédio da Câmara, o vereador Almir Filho (PCdoB) lamentou o descaso do poder público municipal em relação ao concurso público,e afirmou que desde o princípio este concurso realizado ficou totalmente sob suspeita.

O parlamentar lamentou ainda a falta de compromisso do acordo firmado entre a Prefeitura com a Procuradoria do Ministério do Trabalho com sede em Caicó que seria feito um processo seletivo simplificado para ocupar os cargos não preenchidos pelo concurso e ainda a realização de um novo concurso público para preenchimento das vagas remanescentes.

Por fim, o parlamentar cobrou a realização de uma sessão pública para se discutir o combate ao tráfico de drogas na cidade de Caicó, inclusive com a participação da Frente Parlamentar de Combate ao crack e outras entidades relacionadas à discussão ao tema.

Ainda durante a sessão, a Mesa diretora da Casa confirmou que a solicitação de Almir Filho seria atendida e a sessão para discutir o tema deverá ser realizada no próximo dia 11 de novembro, quinta-feira, às 10 horas da manhã em local ainda a definir.

Vereador Almir Filho apresenta vários requerimentos na sessão desta quarta (03) da Câmara de Caicó


Na sessão desta quarta-feira (03) da Câmara de Caicó, o vereador Almir Filho (PCdoB) deu entrada a vários requerimentos.

Dente os quais apresentou moção de parabéns ao deputado estadual eleito Vivaldo Costa pela passagem de seu aniversario. Também apresentou moção de parabéns ao governador Iberê Ferreira de Souza pelo pronto atendimento no caso dos transportes escolares de Caicó.

Almir solicitou a criação da Secretaria de Esportes em Caicó.

Cobrou a reforma e limpeza no Curral existente na Rua Pedro Lucas de Medeiros, no centro de Caicó.

E por fim, solicitou a construção de uma ponte no Rio Barra Nova, interligando os bairros Paraíba e Soledade.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vereadores denunciam: "Praça Dom José Delgado é a cracolândia de Caicó"


Uma discussão polêmica foi levantada na sessão da Câmara Municipal de Caicó, nesta tarde de quarta-feira (03), pelos vereadores Milton Teixeira (PR) e Almir Filho (PC do B). Ambos discutiram a problemática do tráfico e consumo de drogas no município, e cobraram das autoridades, providências no sentido de criarem políticas públicas, para combater o problema, que a cada dia cresce na sociedade.

Em seu discurso, Milton Teixeira chegou a dizer, que a Praça Dom José Delgado, em frente ao Colégio Diocesano Seridoense, no bairro Paraíba, vem servindo de local para que viciados, principalmente jovens e adolescentes, consumam drogas todas as noites, sem se preocuparem muito se estão sendo observados. "É a cracolândia de Caicó. Quem quiser comprovar o que estou falando, passe na praça depois das 10 da noite e vai ver", disse Miltão.

Já Almir Filho, que inclusive defende na Câmara Municipal, a criação de uma Frente de Combate as drogas, cobrou das autoridades, a prisão dos grandes traficantes. "Não adianta tirar de circulação apenas os viciados, aqueles que a gente encontra nas ruas, já com sintomas de que consumiu droga, e nos pedem cinco ou até três reais. Tem que prender quem alimenta o tráfico de drogas, e que destroem famílias", disse.

*Com informações de Marcos Dantas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil


Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% – confira os números da votação.

Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT. No início da madrugada desta segunda, com 99,99% dos votos apurados, Dilma acumulava 56,05% dos votos válidos (55.748.472 votos) e José Serra, 43,95% (43.708.375).

Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27, a avaliação positiva do governo alcançava 83%.

Lula participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.

Antes da deflagração da campanha, o presidente também se empenhou em montar uma grande aliança política, que, além da adesão de aliados históricos do PT, como PSB e PC do B, incluiu o PMDB, um dos maiores partidos do país.

O PMDB indicou o vice de Dilma, o deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara. Nos últimos dias da campanha do primeiro turno, Lula chegou a dizer que esteve em mais eventos do que quando ele próprio foi candidato e disputou a reeleição, em 2006.

No segundo turno, a aliança contava com 11 partidos: PT, PMDB, PC do B, PR, PDT, PRB, PSC, PSB, PTC,PTN e PP, o último a anunciar apoio.