segunda-feira, 29 de junho de 2009

Concurso Público: Será?

ATENÇÃO servidores públicos municipais de Caicó e população em geral, nosso poder executivo está querendo colocar em prática manobra para aprovar projeto de lei, onde o mesmo pedi para ampliar, transformar e criar novos cargos do quadro efetivo dos servidores públicos do município, ainda pede a autorização para convocar concurso público.
Alguns questionamentos se fazem necessários, a criação de cargos, não está ligada diretamente ao Plano de Cargos, Carreira e Salários? Como a prefeitura pediu autorização para fazer concurso se os cargos que a mesma solicita a criação, e que o referido concurso ira suprir, não estão com os valores das remunerações? É muito difícil trabalhar com seriedade onde não existe compromisso com a população, é no mínimo uma vergonha ou falta de respeito com a inteligência do povo, será que não esta claro que o que vai se realizar em Caicó, nada mais é que uma proposta de regularização do sistema que já existe implantado, não sou contra de forma alguma a realização de concurso público, apenas não concordo com a forma pela qual querem conduzir e realizar o mesmo, atropelando as etapas que se fazem necessárias (PCCS) onde os nossos funcionários são desrespeitados, pois as autoridades não tem a humildade de simplesmente escutar e debater propostas justas, que se fazem necessários para uma melhor prestação no serviço público, onde é fácil entender que o mesmo só vai servir aos interesses do poder público municipal e os servidores e o povo como sempre é quem pagam a conta.

sábado, 27 de junho de 2009

Acesso as Comunidades Rurais


As comunidades rurais vêm sofrendo muito, ano após ano, inverno após inverno, com o isolamento provocado pelas cheias dos córregos, riachos e rios no período chuvoso, onde as águas viram verdadeiras barreiras físicas, impedindo o transito de veículos, o deslocamento da população e de toda produção agrícola e pecuária pelas estradas vicinais de nosso município. Exemplo claro disto são os quatro riachos e a barragem na comunidade Bom Jesus, e que serve de via de acesso para outras comunidades (Riacho dos Grossos, Pedra D’água, Angicos e Furna da Onça) que vem sofrendo com esta falta de ação por parte das autoridades responsáveis. Isso tudo seria solucionado com a simples construção de passagens molhadas, cujo custo é irrisório, se levarmos em conta os futuros benefícios adquirido pela população.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Decretada Greve dos Servidores


Participei hoje, quinta-feira (25), de uma assembléia geral realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó, na qual o presidente Antonio Neves lamentou a falta de negociação entre o Poder Executivo e o funcionalismo público, principalmente com relação ao Piso Salarial dos Professores e o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Após uma ampla discussão da pauta e as possíveis conseqüências dos últimos fatos ocorridos, o plenário foi unânime no indicativo a greve. Foi formado um comando de greve que fará deliberações sobre as próximas ações do movimento e que a mesma se iniciará na próxima segunda-feira (29). Na oportunidade eu e o vereador Cláudio Sandêgi fizemos o uso da palavra e ratificamos o quanto é importante a organização e união da categoria na busca por um PCCS justo e que verdadeiramente atenda as necessidades dos servidores. Já quanto ao Piso Salarial dos Professores é impressionante o quanto as nossas leis não são cumpridas, e ainda, sucumbidas por desculpas esfarrapadas, afinal: “LEI NÃO SE DISCUTE, LEI SE CUMPRE.”

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Plano de cargos, carreira e salários


Vejo com um misto de sentimentos, (alegria e satisfação) a luta realizada através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó, que atendendo a solicitação da categoria, vem apresentando estudos e, sobretudo, uma proposta para o plano de cargos, carreira e salários dos servidores municipais. Mais ao mesmo tempo fico triste e indignado pela falta de compromisso com o tema, por parte do nosso poder executivo, que está se negando ao diálogo com os servidores, e o pior de tudo, indica que está formulando uma proposta que atenda as necessidades única e exclusivamente do Governo Municipal. É natural as medidas tomadas, se levarmos em consideração a forma como procede a atual administração, tomadora de decisões centralizadoras e unilaterais. No meu modo de ver, o diálogo seria a única forma de encontrarmos um ponto em comum, que atendesse as necessidades ora oportuna, tanto para os servidores quanto para o governo municipal.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Escola Mateus Viana enfrenta problemas de estrutura


Segundo informações de leitores do blog, visitei na manhã desta segunda-feira (22) a Escola Municipal Mateus Viana, localizada no bairro João XXIII, e pude constatar uma série de problemas relacionados à falta de estrutura daquela unidade de ensino.

Constatei que a estrutura física daquela escola está totalmente comprometida em vários setores.

Outra constatação importante é a falta de espaço físico destinado a escola. A grande quantidade de alunos e a pouca disponibilidade física da escola, fez com que fosse alugada uma casa nas proximidades da escola para servir de apoio para abrigar algumas salas de aula.

Os problemas nesta casa de apoio são graves. Uma total falta de estrutura e zelo com o ensino municipal prestado aquelas crianças. Que entre outras coisas, são submetidas a utilizar um mesmo banheiro (funcionários e alunos de ambos os sexos), são apenas dois compartimentos transformados em três salas de aula. Além de um grave problema ocasionado por uma fossa estourada nas suas instalações.

Adicionar imagem Com esta situação, nós entramos com uma solicitação para que a secretaria municipal de Educação possa tomar providencias afim de solucionar de vez, e de modo eficaz, todos os problemas constatados e aqui relatados.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Todos Estão Surdos

Desde o começo do mundo, que o homem sonha com a paz, ela está dentro dele mesmo, ele tem a paz e não sabe, é só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo. Tanta gente se esqueceu, que a verdade não mudou, quando a paz foi ensinada, pouca gente escutou. Meu Amigo volte logo, venha ensinar meu povo, o amor é importante, vem dizer tudo de novo. Outro dia, um cabeludo falou:"Não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles." Esta frase vive nos cabelos encaracolados, das cucas maravilhosas, mas se perdeu no labirinto dos pensamentos poluídos pela falta de amor. Muita gente não ouviu porque não quis ouvir, eles estão surdos! Tanta gente se esqueceu, que o amor só traz o bem, que a covardia é surda, e só ouve o que convém. Mas meu Amigo volte logo, vem olhar pelo meu povo. O amor é importante, vem dizer tudo de novo. Um dia o ar se encheu de amor, e em todo o seu esplendor as vozes cantaram. Seu canto ecoou pelos campos, subiu as montanhas e chegou ao universo. E uma estrela brilhou mostrando o caminho, a “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade.” Tanta gente se afastou do caminho que é de luz, pouca gente se lembrou da mensagem que há na cruz. Meu Amigo volte logo, venha ensinar meu povo,que o amor é importante, vem dizer tudo de novo.
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Encontro com o Povo



O projeto Encontro com o Povo será lançado amanhã dia 18/06, no bairro Samanaú, esse projeto tem o intuito de promover integração entre a população e o político, tornando o mandato participativo. Consiste na visita do legislador as residências, ruas, escolas, postos de saúde e comunidade em geral, para ouvir, discutir e procurar parcerias com a comunidade, no intuito de proporcionar melhores condições de vida, ele também serve para que possamos fazer uma prestação de contas. Essa era uma das propostas de campanha.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Caso de descaso.



Em recente visita ao Bairro João XXIII para verificar a situação da lavanderia pública (que por sinal precisa de uma reforma urgente), pude constatar algo que me chamou a atenção, o abandono do nosso poder executivo para com os moradores da comunidade. As avenidas e ruas do bairro estão sem o mínimo de condições de moradia, falta acessibilidade, falta saneamento, falta coleta de lixo, falta iluminação pública, enfim, falta tudo, até vergonha.

Esgoto do Paulo VI derramado no João XXIII a céu aberto.



Onde o esgoto deveria ser encanado e rua sem acessibilidade.

sábado, 13 de junho de 2009

Nova Caicó, nova?


Leio no Blog de Josenildo Carlos a seguinte matéria:
Ainda faltam 69 casas para fechar a conta

Estão prometendo entregar para breve 400 casas do conjunto habitacional Nova Caicó. Contudo, a última contagem das residências, feita pelo Blog, nesta quinta-feira (11), aponta que 320 estão prontas e 11 em construção.

Do blog: o importante é ver em que estado estas casas se encontram hoje, e porque as mesmas nunca foram entregues. Mas, de uma coisa não tenho dúvida, para o ano, a promessa de serem entregues continua!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O direito do estudante a meia-entrada.




A meia-entrada em cinemas, circos, espetáculos teatrais, esportivos, musicais e de lazer é um direito garantido a todo estudante, e está baseado na idéia de que a formação do jovem é mais ampla do que sua simples ida à escola, incluindo também sua participação em atividades que o coloquem em contato com diversos tipos de produções culturais. Em se tratando de lei, parece que no Brasil, algumas só são cumpridas quando há uma pressão da população. O brasileiro está acostumado a ter seus direitos desrespeitados, mas, para a situação mudar, é preciso que, primeiramente, o cidadão crie coragem de exigir que as leis sejam cumpridas.

domingo, 7 de junho de 2009

A gratidão


A gratidão é o sentimento mais honesto e belo que um ser humano pode ter para com as outras pessoas, infelizmente não é costume de todos, talvez esse seja o motivo pelo qual, muitas pessoas deixam de ajudar o próximo. Nos moldes de sociedade capitalista, ao qual estamos inseridos, a luta pela sobrevivência é ditada pela força implacável de quem tem mais riqueza, sentimentos de gratidão são colocados a margem, pois o homem passa a valer pelo que possui, num processo incessante de busca por espaço e poder.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Um ano sem mercado publico.


Hoje dia 05 de junho de 2009, foi um dia diferenciado, pois com certeza ira marcar o dia em que o povo da minha terra aprendeu que suas vozes valem bem mais que assinaturas dos doutores. Brota uma esperança em cada olhar que vislumbra o descaso por parte de nossas autoridades, estas mesmas que são responsáveis pelos mandos e desmandos de nosso município, surge uma nova proposta por parte da sociedade civil organizada, a da união, união em busca de seus direitos, do direito inviolável a saúde, a educação, a moradia, ao bem estar social e ainda ao direito de ser respeitado. Com o dia de paralisação dos servidores públicos municipais e ainda a festa de aniversário da obra do mercado publico, o povo de Caicó, diz “basta”, chega de tanta promessa e pouca ação, chega de tanta violência e desrespeito pra com o povo simples e humilde de nossa terra. Hoje sim tenho orgulho de ser um representante desse povo, que luta e sabe o que quer.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O bom político


Como ser um bom político? Ou, a pergunta seria: o que torna um cidadão um bom político? Ou, de outra forma: como se define um "bom" político? Muitos diriam: ser ético, ser honesto. Mas, afinal, essas são características inerentes (diria obrigatórias) a qualquer bom cidadão. Mas não necessariamente um bom cidadão é um bom político. Quero dizer com isso que um bom administrador privado não necessariamente será um bom administrador público (temos muitos exemplos disso) e nem um bom agente político (mais exemplos ainda) somente será o ideal. E ambos podem ser bons cidadãos. Em minha opinião, a principal característica que faz de um bom cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público (não necessariamente o interesse de grupos) acima dos seus próprios interesses. Numa sociedade complexa, com tantas vozes, como se define o que é o interesse coletivo, o bem comum, o espaço público? Sou um estudante do assunto, mas muito interessado, e gostaria de ouvir a opinião de todos, para quem sabe juntos decifrarmos todos esses questionamentos.